Ao considerar o aluguel de um imóvel, uma das decisões cruciais é se utilizar os serviços de uma imobiliária é vantajoso. Por isso, muitas vezes, o processo de aluguel de imóveis por meio de uma imobiliária levanta a questão de quem realmente se beneficia nessa transação: o proprietário ou o inquilino?
Segundo, o diretor financeiro da Célere Imobiliária, Arthur Martins, tanto proprietário (locador) e inquilino (locatário), se beneficiam muito alugando com a imobiliária. “O inquilino porque primeiro vai ter uma consultoria na hora de escolher o imóvel. Vai ter o apoio de um profissional, principalmente, em uma imobiliária como a nossa que é bem focada naquela região da zona leste, na Mooca. E vai ter uma consultoria para saber se a área é boa para ele. Vai saber se o imóvel atende as necessidades dele, da família, do negócio e cabe no orçamento dele, se ele consegue escolher uma garantia que seja compatível com o imóvel. E para o locador, ele vai ter todo o apoio para gerir o imóvel, para fazer valer o contrato, vai ter todo o apoio jurídico, no caso de algum litígio. Então, as duas partes ganham muito. Escolhendo uma administradora.”
Aproveite e confira em nosso Blog: Qual é a função da imobiliária na locação residencial?
Para o proprietário, contar com os serviços de uma imobiliária proporciona uma gestão mais eficiente de seu imóvel, incluindo a seleção de inquilinos, verificar seus antecedentes e lidar com a documentação necessária. Além disso, uma imobiliária frequentemente cuida da manutenção e dos reparos, garantindo que o imóvel esteja em boas condições. Isso pode reduzir significativamente o tempo e a preocupação do proprietário, permitindo-lhe aproveitar um fluxo de renda mais consistente e tranquilo.
Por outro lado, os inquilinos também podem desfrutar de benefícios, como a segurança de um contrato bem definido, a assistência em caso de problemas com a propriedade e a comodidade de lidar com uma empresa profissional que facilita o processo de aluguel. Além disso, em caso de problemas com a propriedade, a imobiliária pode atuar como intermediária eficaz, resolvendo questões e garantindo que os inquilinos recebam assistência prontamente. A comodidade de lidar com uma empresa profissional também pode tornar o processo de aluguel mais eficiente e sem complicações.
Ambos os lados podem se beneficiar desse processo eficiente e seguro, tornando-o uma opção atraente para proprietários em busca de gestão sem complicações e para inquilinos em busca de segurança e conveniência. Portanto, ao considerar o aluguel de um imóvel, vale a pena avaliar como uma imobiliária pode ajudar a alcançar seus objetivos e simplificar o processo.
Portanto, ao procurar uma imobiliária para colocar o seu imóvel para alugar, conheça as responsabilidades dessa administradora. Por exemplo, no contrato de prestação de serviço, a administradora ingressará com a ação de despejo por falta de pagamento contra o inquilino sem custo de honorários para o proprietário se houver atraso? A administradora ingressará com a ação caso ocorra danos materiais no imóvel? A administradora irá vistoriar o imóvel alugado quando necessário? O que está incluso na taxa de administração? São pontos que necessitam ficar bem claros para os locadores antes de fechar o negócio com um novo inquilino.
Já o inquilino, antes de fechar negócio, é preciso perguntar se o imóvel será administrado pelo proprietário ou pela imobiliária? É preciso se informar que após a locação, o proprietário será o responsável pela administração e ficará ciente que muitos problemas podem surgir no futuro.