As flores deixam tudo mais vivo e alegre. No próximo dia 22 de setembro, sábado, marca o início da primavera. E que tal preparar a casa para receber em grande estilo a estação mais florida?
A estação mais florida do ano tem o poder de renovar a energia da casa. "O bem-estar causado pelo verde faz bem para a saúde, trazendo mais inspiração e disposição no dia a dia. Por isso, é recomendável que, cada vez mais, as pessoas se preocupem em trazer a beleza do verde e das flores para dentro de casa, condôminos ou empresas", explica Daniela Sedo, arquiteta e paisagista.
O colorido da estação proporciona a sensação de tranquilidade e aconchego. Além dos arranjos de flores, também é possível mudar o visual da sua casa com objetos decorativos como vasos, copos, jarras e garrafas. Na cozinha, use e abuse das louças coloridas e dos panos de pratos com estampas da natureza, plantas, pássaros e flores.
As cortinas e tapetes também podem dar um toque especial na decoração de seu lar. Você pode utilizar tonalidades que harmonize com o ambiente ou estampas florais. Outra opção é trocar o jogo de cama com tema floral.
A primavera permite ousar na pintura da parede da sua casa com tonalidades fortes. Uma das sugestões é combinar cores harmônicas com as vivas e neutras.
"Cores que despertam energia, como o verde Pau-Brasil, e elementos da natureza, como plantas e flores naturais, também ajudam a levar a essência da estação aos ambientes. O Curaçau Blue e o amarelo Quindim, quando aplicados em um mesmo espaço, lembram os dias claros e ensolarados. Essas cores complementam a decoração com um toque de luxo e energia", sugere Nara Boari, gerente da Suvinil, marca de tintas imobiliárias da Basf e líder no segmento Premium.
Daniela Sedo possui uma empresa especializada em Projetos de Paisagismo e soluções arquitetônicas para proporcionar bem-estar e conforto aos clientes. Seu principal objetivo é harmonizar os ambientes e garantir projetos exclusivos com conceitos de sustentabilidade.
"No início da primavera é indicado evitar espécies com folhas delicadas, que é o caso das tropicais. Durante é necessário procurar por espécies rústicas e mais resistentes, como a azaleia, primavera, íris azul e lavanda. Já o final certas espécies já estarão revigoradas e florescendo muito bem, como é o caso das impatiens, margaridas, gardenia, dentre outras", explica a arquiteta.
A cada mudança de estação não é necessário fazer grandes reformas, mas o ideal é renovar as energias com pequenos detalhes que valorizam os ambientes. Na primavera permita-se contagiar pelo clima da natureza e deixe a sua casa alegre, aconchegante e moderna.
Que tal receber a Primavera com grande estilo? O Lista ZN reúne excelentes profissionais e as melhores empresas de Paisagismo na Zona Norte de São Paulo. Acesse e confira