A conquista da casa própria é sonho de muitos brasileiros. E após a crise econômica que o país atravessou, o mercado imobiliário mostra sinais de recuperação com a queda da inflação, diminuição da taxa de juros, crescimento do PIB e com excelentes ofertas. Mas será que agora é o momento de comprar imóvel?
"Sempre é a hora de comprar imóvel. Nunca deve deixar para depois. O momento certo é sempre aquele em que a pessoa encontra o imóvel do tamanho adequado, com a localização esperada e com o orçamento que cabe no bolso da família", declara o presidente do Creci, José Augusto Viana Neto.
O Delegado Seccional Norte do Creci, Manoel Martins da Silva, também acredita que sempre é a hora de comprar imóvel. "É importante aproveitar a oportunidade, fazer questionamento quanto à qualidade do imóvel, localização e ter uma boa comunicação. O corretor precisa estar informado e bem preparado para trazer a tona o patrimônio desejável. Não adianta mostrar uma coisa só para tentar vender. É preciso vender, mas vender com cuidado, com dedicação e sempre prestativo."
E para aqueles que ainda têm dúvida se é melhor comprar ou alugar um imóvel o presidente do Creci acredita que a primeira opção é a mais interessante. "A locação pode até ser boa em um determinado momento, mas é um dinheiro que você paga e não tem retorno. Agora se você compra um imóvel, o dinheiro que você paga de financiamento de prestação, ele significa capitalização. É um dinheiro que é teu. Você pega de volta a hora que sair do imóvel", completa Viana.
E várias são as formas de comprar imóvel, pode ser através do consórcio, crédito imobiliário direto com as construtoras ou através dos programas de financiamento da Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e dos bancos privados.
Portanto, o cenário é ideal tanto para quem quer comprar imóvel, quanto para as imobiliárias, construtoras e incorporadoras que precisam vender e investidores que buscam por boas oportunidades.