O valor do aluguel dos imóveis na cidade de São Paulo em janeiro ficou 0,30% mais caro em comparação com dezembro de 2017, de acordo com a pesquisa divulgada pelo Sindicato da Habitação ? Secovi.
"O que notamos desde o final do 4º trimestre do ano passado é que os aluguéis voltaram a ter comportamento mais próximo da variação do IGP-M (Índice Geral de Preços ? Mercado), índice que registrou variação negativa de 0,41% nos últimos 12 meses. Este comportamento demonstra uma adequação às atuais condições macroeconômicas e do mercado", analisa Rolando Mifano, vice-presidente de Locação e Gestão Patrimonial do Secovi-SP.
Os imóveis com 1 dormitório foram os que tiveram os maiores aumentos (0,5+), seguido pelos de 3 dormitórios (+0,4%) e os de 2 quartos (+0,1). De acordo com o Índice de Velocidade de Locação (IVL), as casas e sobrados foram os imóveis alugados mais rapidamente, entre 17 a 42 dias. Já os apartamentos levaram 23 a 49 dias.
O fiador foi à modalidade de garantia locatícia mais utilizada pelos inquilinos com 46% das locações efetuadas. O depósito caução de até três meses foi responsável por 37% dos contratos e o seguro-fiança correspondeu por 17%.