Curiosidades
15.abr.2025
Tamanho da Fonte: A- | A | A+

Vantagens e desvantagens de comprar imóvel de porteira fechada

Adquirir um imóvel com móveis e eletrodomésticos vale a pena?

Imagem Vantagens e desvantagens de comprar imóvel de porteira fechada
Logo Copiar Blog Notícia

Se você está pesquisando imóveis para comprar, é provável que já tenha se deparado com o termo "porteira fechada". Mas o que isso significa na prática? Será que vale a pena optar por esse tipo de compra? Basicamente, "imóveis de porteira fechada" são imóveis vendidos com móveis e eletrodomésticos. Esse é um termo bastante popular no mercado imobiliário de regiões rurais, mas a prática também pode ser encontrada em cidades como São Paulo. 

Neste texto, você vai ficar por dentro de tudo: vantagens e desvantagens, como funciona e práticas similares.

 

O que é um imóvel de porteira fechada?

Comprar um imóvel de porteira fechada significa adquirir não apenas o imóvel em si, seja casa ou apartamento, mas também tudo (ou quase tudo) que está dentro: móveis, eletrodomésticos, decoração e, em alguns casos, até utensílios domésticos. O comprador literalmente "entra e mora".

Outros termos que você pode encontrar com o mesmo significado são:

  • Imóvel mobiliado completo;

  • Apartamento pronto para morar;

  • Casa equipada;

  • Imóvel com tudo dentro.

Mas atenção: nem todo imóvel mobiliado é de porteira fechada.

 

Diferença entre mobiliado, semimobiliado e porteira fechada

Semimobiliado

Possui apenas alguns itens fixos ou embutidos, como armários planejados, cooktop ou bancada. Ainda é necessário mobiliar com itens essenciais como sofá, cama e eletrodomésticos.
 

Mobiliado

Inclui os móveis principais, como cama, sofá, mesa, cadeiras, eletrodomésticos essenciais e itens de decoração.
 

Porteira fechada

A opção mais completa. Você compra o imóvel com todos os móveis, eletrodomésticos, itens de decoração e até utensílios, como talheres e panelas.

 

Vantagens de comprar imóvel de porteira fechada

Comprar um imóvel de porteira fechada pode ser ideal para quem quer se mudar, e ainda evitar o trabalho de mobiliar a casa do zero. Além disso, a prática pode trazer um bom custo-benefício, é possível economizar um pouco de dinheiro, dependendo do caso, e com certeza economizar tempo pesquisando e comprando móveis e eletros, o que costuma ser uma tarefa demorada.

Se o comprador der sorte, o imóvel já foi decorado com cuidado e com um gosto que lhe agrade. Já se a compra do imóvel for para locação por temporada, já está tudo pronto, então também é uma grande vantagem.

Para resumir, as principais vantagens são:

  • Praticidade;

  • Economia de tempo e dinheiro;

  • Facilidade em imóveis de alto padrão ou decorados por designers;

  • Investimento para aluguel.

Leia também: Qual a rentabilidade de um imóvel alugado na Zona Oeste de São Paulo? 

 

Desvantagens

  • Valor mais alto: o imóvel pode ter um preço acima da média por conta dos itens inclusos, perdendo a vantagem financeira. Nesse caso, é necessário conferir se a vantagem prática, com a economia de tempo, faz valer a pena.

  • Negociação limitada: pode ser difícil retirar ou substituir itens da negociação.

  • Gosto pessoal: o estilo da decoração pode não agradar. E trocar tudo depois pode gerar custos desnecessários.

  • Avaliação dos bens: normalmente, não é possível avaliar o estado e o valor justo de tudo o que está incluído. É essencial listar todos os itens e fazer uma vistoria, o que pode acabar gerando mais trabalho do que praticidade.

  • Prejuízo: assim como o comprador adquire o imóvel, também adquire todas as pendências e dívidas de tudo aquilo que está incluso na compra, como impostos atrasados, ações judiciais, irregularidades, penalidades por descumprimento de lei, entre outros. 

 

Há imóvel de porteira fechada em São Paulo?

O termo "porteira fechada" tem origem no meio rural, sendo usado quando se vende uma fazenda ou sítio com tudo incluído: casa, móveis, maquinário, animais, ferramentas, etc. Ou seja, o novo dono assume a propriedade pronta para uso.

Na cidade de São Paulo, especialmente imóveis em regiões como Zona Oeste ou bairros com alto padrão (ex: Jardins, Vila Madalena, Moema), a venda de apartamentos de porteira fechada é cada vez mais comum. Muitos compradores, especialmente investidores ou expatriados, buscam imóveis prontos para morar ou alugar sem precisar gastar tempo com decoração e mobília.

Leia também: Quais são os melhores bairros da Zona Oeste de São Paulo para morar em 2025? 

 

Conclusão

Comprar um imóvel de porteira fechada pode ser uma ótima opção para quem busca uma mudança rápida. Mas exige atenção aos detalhes e uma boa avaliação dos itens inclusos. Pode ser necessário fazer uma vistoria completa, exigir uma lista de todos os bens e, talvez, negociar ajustes no valor final.

Se você está pensando em investir ou morar em São Paulo e quer um imóvel pronto, essa pode ser uma excelente alternativa. Mas lembre-se: o ideal é sempre comparar com imóveis semelhantes sem mobília para ter certeza de que está fazendo um bom negócio.

Acompanhe os portais do Grupo SP para ficar por dentro das novidades do mercado imobiliário em São Paulo, ABC e Litoral. Se estiver procurando por imóveis para comprar ou alugar, confira nossos anúncios.

 

Fonte:
SP Imóvel
O Portal de Imóvel em São Paulo de São Paulo
www.spimovel.com.br/
Equipe de Jornalismo
Grupo de Portais Imobiliários
SP Imóvel
< Post Anterior
Quais são os bairros nobres da Zona Oeste?
Próximo Post >
Não quero mais ser fiador do imóvel alugado. O que fazer?