Nathália Abnara é formada em Laticínio, foi convidada para deixar a vida tranquila e entrar no agito, na correria, na loucura do mercado imobiliário da capital paulista.
E, assim, ela veio com a cara e a coragem. Ela acreditou muito, se dedicou muito, mas principalmente, se reinventou muito na área.
Foi corretora, coordenadora e gerente de grandes imobiliárias. Abnara está no mercado imobiliário há mais de 14 anos. E, hoje, ela ainda permanece na área, no digital e ensina corretores de imóveis a se posicionar estrategicamente no Instagram como autoridade e conquistar mais clientes.
Com uma trajetória que se desdobra entre as vastas terras de Juiz de Fora, Minas Gerais, e a capital paulista, essa história revela a jornada de uma jovem nascida e criada na atmosfera rural, cujo destino a levou para além dos campos e rebanhos, até os corredores do mercado imobiliário. Originária de uma família ligada à produção de laticínios, ela encontrou sua paixão pela qualidade e rigor nos processos que transformam leite em queijo. Porém, o destino reservava-lhe uma reviravolta, um convite para explorar um mundo totalmente diferente - o mercado imobiliário. Assim, ela trocou o jaleco branco pela pasta de corretora, lançando-se em uma nova empreitada com determinação e coragem. Ao longo de 14 anos, ela trilhou seu caminho entre transações e negociações, provando que a adaptabilidade e a vontade de arriscar podem levar a novos horizontes e conquistas inesperadas.
Nathália Abnara é nascida e criada em Juiz de Fora, Minas Gerais. E lá existe o Instituto de Laticínio Cândido Tostes, que é um instituto federal, e várias pessoas do país e de fora do país escolhem a escola para aprender e desenvolver cargos dentro de um laticínio.
“A gente cuida de toda a parte ali de gerência, operação e tudo mais. Hoje, um médico, ele erra uma cirurgia, morre uma pessoa. Se a gente erra lá dentro, um queijo vai à mesa e quantas pessoas consomem?
Eu cuidava desde a parte do beneficiamento do leite, da vaquinha lá no pasto, o que que ela bebe, o que que ela come, onde que ela vive, até o leite chegar até a minha plataforma, fazer toda a parte de qualidade, microbiologia, fisioquímica, e aí eu aprovar esse produto para estar apto para entrar para dentro do laticínio e aí a gente começar a desenvolver os produtos. Que conta até quando chega ao mercado. Então, é isso que faz um profissional de laticínios.”
Abnara cresceu em uma fazenda, onde desde cedo desenvolveu afinidade com o ambiente rural. Com o incentivo de seu pai, optou por cursar Laticínio, seguindo uma tradição familiar e alimentando sua paixão pela qualidade dos produtos lácteos.
“Mas chegou num momento que aquele jaleco branco, ele já não estava me servindo mais. Tinha sido o meu primeiro emprego até então. E eu recebi um convite pra vir pra São Paulo e pra me tornar corretora de imóveis. E foi aí que eu pensei, poxa, só tive um emprego na minha vida, eu quero testar, eu quero ver, vou me jogar."
E assim, eu vim, com a cara e a coragem.
Minha jornada começou na Lopes de Alphaville, onde recebi minha primeira oportunidade. Lembro-me vividamente do momento em que meu gerente me questionou: "Você gosta de dinheiro?" Ao responder afirmativamente, ele concluiu: "Então, você está na profissão certa." Desde então, permaneço nesta carreira há 14 anos”, conta a palestrante e mentora.
Ao iniciar na jornada do mercado imobiliário, os profissionais descobrem que vai muito além de transações monetárias e estruturas físicas. É, principalmente, sobre estabelecer conexões genuínas com as pessoas, é sobre construir relacionamentos sólidos que transcendem, tijolos, cimentos, paredes dos imóveis.
“Quando cheguei em São Paulo, mergulhei nesse universo desconhecido, enfrentando desafios que testaram minha persistência. Sete meses se passaram até que a primeira venda acontecesse, um período que me ensinou lições valiosas sobre paciência e confiança no meu próprio ritmo.
Eu já negociava imóveis para amigos, apresentando maquetes e discutindo detalhes, mas a minha venda pessoal ainda não havia acontecido. Compreendi que cada passo era uma parte essencial do meu crescimento, e que acreditar em mim mesma era o primeiro passo para alcançar o sucesso”, lembra Abnara.
No mercado imobiliário, mas principalmente na vida, cada pessoa tem seu próprio ritmo e tempo de alcançar seus objetivos e realizar seus sonhos. É fundamental compreender que as jornadas não seguem um cronograma uniforme e previsível. Acreditar em si mesmo e persistir, mesmo diante dos desafios e obstáculos, é essencial. O segredo está em confiar no processo, cultivar a paciência e continuar avançando com determinação, pois, no final das contas, é a perseverança leva ao sucesso.
“Então, um dia, eu olhei para o céu e falei com Deus: se essa profissão for pra mim, que eu venda, e se eu não for, que eu volte pra minha profissão e está tudo certo. No dia 31 de março, como última da vez, um “Fifty”. E sou muito grata por isso, porque, esse tempo me amadureceu bastante.Eu entendi exatamente naquele momento que cada um tem o seu tempo. Hoje, olho para trás e vejo como essas experiências moldaram minha carreira. O que a gente precisa é acreditar e fazer a nossa parte para que as coisas aconteçam”, conta a corretora.
Nathalia, foi corretora, coordenadora e gerente de grandes imobiliárias, testemunhou a realidade do mercado de perto. Viu que muitas vezes a glamourização do setor esconde as dificuldades enfrentadas pelos corretores, levando a quadros de depressão e ansiedade.
“E hoje eu trouxe uma missão muito grande para 2024, que é exatamente desromantizar o mercado imobiliário. Nós estamos vivendo numa era em que o mercado imobiliário está muito romantizado. Grandes carros, gente muito rica, é helicóptero, é isso, mansões, uau, muito, muito glamour. Mas a gente sabe que boa parte do ramo não é assim. Então, a missão do 2024 é trazer a realidade, porque eu comecei como corretora, fui coordenadora e gerente de imobiliárias. E eu sei o que é barriga no balcão, o que é a realidade.”
Reinventando-se Durante a Pandemia: Uma Jornada de Autoconhecimento e Transformação
A vida muitas vezes impõe desafios inesperados que nos forçam a repensar nossas prioridades e trajetórias. Para Abnara, a virada de chave veio em um momento de crise pessoal e global, quando seu corpo e mente clamavam por uma pausa. Coordenadora de lançamentos imobiliários, com a sua rotina frenética da capital paulista a levou em um período de afastamento médico.
“Eu era coordenadora de grandes lançamentos, então eu trabalhava de segunda a segunda, eu tinha hora pra começar, mas não tinha hora pra terminar, minha família não é de São Paulo, eu moro aqui sozinha, tinha zero vida social, era somente trabalhar, trabalhar, trabalhar, trabalhar, e aquilo começou a me afetar de alguma maneira. E é por isso também que até eu falei anteriormente sobre terapia, sobre o se cuidar. Algo que muitas pessoas não falam, mas a gente precisa falar. E em fevereiro de 2020, o meu médico me afastou por 30 dias. Mas a gente sabe que não são 30 dias que vai resolver a nossa vida toda.”
No entanto, essa pausa involuntária coincidiu com o início da pandemia de COVID-19, forçando não apenas a Nathália, mas todo o mundo, a repensar suas vidas e carreiras. Foi durante esse período de reflexão forçada que Abnara viu uma oportunidade de reinventar-se e retornar às suas raízes como corretora de imóveis. Apesar das dúvidas e críticas externas, ela decidiu investir em si mesma, mergulhando de cabeça no estudo do Instagram como uma ferramenta de negócios.
“E aí, quando deu o dia de voltar, o meu dia de voltar era 15 de março, começou a pandemia. E ali naquele momento, foi aí que realmente eu parei. Eu parei porque todos nós fomos obrigados a parar. Então, ali naquele momento, eu falei, cara, agora é uma ótima oportunidade. Eu vou voltar a ser corretora. Esse foi o primeiro dilema.
Porque quando você chega em cargo de gerência e depois voltar alguns degraus é chamada de louca de novo. Mas isso é muito bom, porque muitas das vezes, a gente dá passos pra trás, pra gente pegar impulso e alavancar a carreira. Então, ali eu comecei a investir muito em estudo e em aprendizado.”
Com foco, determinação, persistência e capacitação profissional, o que se seguiu foi um intenso período de aprendizado, autoconhecimento e desenvolvimento de novas habilidades, culminando na criação de um processo de mentoria individual para outros profissionais do ramo imobiliário.
“Naquela época, eu estava lendo o livro Essencialismo, e ele fala tudo aquilo que a gente foca, expande. E eu consumia o Instagram. Pensei, nossa aqui tem uma excelente ferramenta, como eu nunca tinha visto isso como um negócio. Então, eu escolhi essa ferramenta e vou estudá-la. A minha conta está aberta desde 2018, mas eu não sabia nem mexer. E o meu ensinar veio por esse caminho.Ficava o dia inteiro, horas de madrugada estudando. E comecei a fazer curso focado totalmente no Instagram. Porque eu falei assim, do mercado imobiliário eu sei, que eu preciso agora desenvolver uma nova habilidade, que é fazer vídeos, e que é saber como essa ferramenta funciona, porque senão eu vou estar perdendo o meu tempo.
Por isso, eu defendo muito que é importante você saber usar o Instagram ao seu favor. Existem duas maneiras de usar o Instagram: como uma garota de 15 anos, que é o que eu fazia, ou usar para fazer negócios, que é o que eu faço hoje.
Então, esses desafios são importantes para a gente trabalhar a nossa cabeça. Fazer um plano de negócio, ajuda a ter clareza, onde eu estou, o que eu quero fazer, onde eu quero chegar, e aí eu comecei a fazer, comecei a vender como corretora, e aí os corretores, começaram me ajuda, me ensina, como está no meu sangue, a gestão, logo comecei, vou ensinar, vou ajudar. E, assim, nasceu o processo de mentoria individual.”
Na indústria imobiliária, a constante evolução é essencial para o sucesso. Os corretores de imóveis não podem simplesmente ser meros espectadores; eles devem ser participantes ativos, aproveitando ao máximo as oportunidades de mentoria e colocando em prática os conhecimentos adquiridos. Ao fazer isso, estão investindo em si mesmos e em seus negócios, reconhecendo que são os arquitetos de seu próprio sucesso.
“É muito importante aproveitar dessas mentorias a fundo e colocar em prática. Você corretor está investindo em você mesmo, investindo no seu próprio negócio, porque somos nosso próprio negócio. Por isso, é necessário fazer esse investimento”, explica a mentora.
É fundamental compreender que a importância da capacitação vai além de simplesmente cumprir requisitos de trabalho. No atual cenário competitivo, os corretores de imóveis enfrentam uma crescente exigência para se destacarem e não se tornarem simples "mostradores de imóveis". Como o mercado evolui rapidamente, é essencial que os profissionais do setor imobiliário desenvolvam um diferencial, evitando tornarem-se apenas mais um no mar de ofertas.
De acordo com o CEO do Grupo SP Imóvel, Dalton Toledo, os corretores enfrentam uma crescente demanda para se destacarem e evitarem cair na armadilha de se tornarem meros "mostradores de imóveis". Assim como o Uber revolucionou o transporte com sua abordagem inovadora, o corretor do mercado imobiliário também precisa encontrar seu diferencial para não se perder em meio às plataformas já estabelecidas.
“A resposta está no constante desenvolvimento profissional, na busca por conhecimento e na exploração de novas habilidades. Portanto, mergulhe de cabeça no estudo, cultive a curiosidade, se aprofunde e domine áreas como marketing e marketing pessoal. Essas competências não apenas fortalecem sua posição no mercado, mas também moldam a sua identidade profissional, garantindo que você seja muito mais do que apenas mais um corretor de imóveis.”
Afinal, dominar esses aspectos não apenas aprimora as habilidades individuais, mas também fortalece a marca pessoal do corretor, diferenciando-o em um mercado cada vez mais saturado.
A identidade profissional de cada indivíduo é sua marca distintiva, seja ele afiliado a uma imobiliária ou trabalhando de forma autônoma. Este processo implica em zelar pela imagem, postura e branding pessoal. É fundamental realizar uma avaliação cuidadosa das habilidades próprias, destacando aquelas que necessitam de aprimoramento e aquelas que podem ser ainda mais exploradas.
“A gente viu o quanto evoluiu a nossa profissão. E hoje, nós somos responsáveis por mudar daqui pra frente. O que é óbvio, precisa ser dito. O que tira o sono do nosso cliente lá fora, a gente resolve. E tudo começa pela gente. Entender, primeira coisa, nós corretores precisamos entender que nós somos o nosso próprio negócio. Nós somos a nossa marca. Se você trabalha para uma imobiliária, você tem um nome, sobrenome.
A gente está falando de imagem, a gente está falando de postura, a gente está falando de branding, a gente está falando de fazer um diagnóstico”, aponta a palestrante.
Conheça algumas perguntas para o diagnóstico apontadas por Nathália Abnara:
1- Quais são as habilidades que eu preciso melhorar?
2- Quais são as habilidades que eu já tenho e posso explorar mais delas?
3- Fazer estudo de mercado, entender o que vem acontecendo.
4- Como é seu storytelling?
5- O que você está contando?
6- Porque tudo é storytelling, o atendimento é, você é, o seu Instagram é.
Por isso, é essencial prestar atenção aos detalhes que antes pareciam insignificantes. A importância de estar bem arrumado para um plantão, por exemplo, torna-se evidente quando se entende que a imagem é parte integrante de sucesso no mercado imobiliário. Com um mercado em constante mudança, precisa estar atualizado e evoluir para não ficarmos para trás.
“São vários os detalhes que eu confesso que eu nunca tinha parado para ver e nem ouvir e nem observar. Eu achava que era frescura ir arrumadinha para o plantão. Por mais que eu sempre estivesse arrumada por conta do meu cargo de gestão. E, hoje, eu vejo o quanto isso é importante, porque é a nossa imagem. O mercado vem mudando, tudo vem se atualizando muito rápido. Então, sim, a gente precisa acompanhar para não ficar para trás”, declara Nathália.
Ser um corretor de imóveis bem-sucedido vai muito além de simplesmente garantir comissões generosas. Na verdade, é a reputação que sustenta verdadeiramente o sucesso a longo prazo nesta profissão desafiadora e dinâmica. A confiança e a credibilidade que um corretor constrói ao longo do tempo são os pilares que solidificam seu lugar no mercado e estabelecem sua posição como um profissional respeitado e confiável.
“E um bom corretor, ele não vive de comissão. Ele vive de reputação. E de ter um negócio claro. Ter clareza sobre o negócio. Então, é muito importante você entender quem você vai atender.
Quem fala com todo mundo, não fala com ninguém. Mercado imobiliário, você tem que ser especialista. Não adianta você querer ser generalista e sair abraçando tudo e todos”, afirma a corretora de imóveis.
No mercado imobiliário, a expertise vai além do conhecimento técnico; trata-se também de estabelecer conexões sólidas e colaborativas com parceiros de negócios. Ser um especialista neste campo significa não apenas dominar os aspectos do mercado, mas também cultivar relacionamentos estratégicos que impulsionam o sucesso.
“Se especialista vai te ajudar a ter as respostas, vai te ajudar a fazer um fechamento mais coeso, com uma velocidade mais rápida. Se você me perguntar o que o mercado imobiliário hoje resume, eu te falaria em parceria. Ter parceiros de negócios”, orienta Abnara.
Segundo Toledo, a parceria permite um atendimento com excelência. “E um grande relacionamento com o público comprador é o mais importante. Quando chega um perfil X, você vai procurar o seu network que tem aquele perfil para te ajudar naquela jornada, seja no no Minha Casa Minha Vida, no Alto Padrão, em Alphaville, que às vezes você não conhece nada de Alphaville e você vai falar, não vou tentar te atender, é impossível. É ali onde você procura um parceiro sério, que tem conhecimento do mercado, que confia em você e vice-versa, para atender aquele cliente com excelência. Que é importante.”
“E esse cliente, ele vai se sentir tão bem assessorado, que quando tá lá no imóvel, ele vai lembrar e vai indicar você”, completa a Abnara, ao lembrar que um bom atendimento marca e você se torna o corretor daquela família, dos amigos e daqueles que pedirem uma indicação.
No mundo competitivo do mercado imobiliário, o sucesso vai além de simplesmente fechar uma venda; trata-se de construir uma base de fãs entusiasmados em torno do seu negócio.
“Não só pensar em fazer uma venda, mas em ter fãs do seu negócio. Porque quando você tem fãs do seu negócio, você não para mais de venda. Venda e como isso é consequência de tudo que você faz, é algo simples, não precisa pensar nela, ela vai vir.”
No cenário dinâmico e em constante evolução do mercado profissional, a capacidade de se adaptar às mudanças do mercado de trabalho é mais do que uma vantagem competitiva é uma necessidade absoluta.
Abnara que foi prova disso, estava em um cargo de gerência, voltou uns degraus, estudou, buscou por capacitação profissional e aprendeu a usar uma nova ferramenta para negócios ressalta a importância de estar aberto para as mudanças.
“O mais importante é estar aberto para isso. A mentalidade empreendedora é muito importante, porque o que eu fazia há 14 anos atrás não funciona mais hoje. Tanto é que não existe nem páginas amarelas. O celular não tirava foto, mandava uma mensagem de texto. Então, estar aberto às mudanças, é importante. Porque quem não muda com o tempo, é punido pela vida. O próprio Instagram todo dia.”
No universo digital do Instagram, identificar e segmentar o público-alvo é fundamental para o sucesso de qualquer corretor imobiliário em busca de potenciais compradores. Nathália defende que o Instagram é a atração de pessoas. E você atrai o público por conta do seu comportamento. Mas para desenhar isso, ela traça o seguinte diagnóstico:
- Que é exatamente?
- Quem é você?
- Quem eu quero ser?
- Eu venho para quem?
“Para entender aqui, porque cada geração comporta de uma maneira diferente.
Esse alinhamento é muito importante. Eu sempre gosto de falar de design thinking, que é exatamente o que o meu cliente pensa, onde ele tá, quais são os hábitos. Eu só vou atrair as pessoas que fizerem sentido comigo e está tudo certo, porque existem bilhões de pessoas e cada um vai se conectar com uma pessoa diferente. Esse alinhamento de comunicação, público-alvo, persona é essencial.”
Para os corretores imobiliários, o Instagram oferece um palco dinâmico e visualmente atraente para destacar imóveis e atrair potenciais compradores. Desde fotos e vídeos de alta qualidade que destacam os melhores aspectos de cada imóvel até a utilização de legendas envolventes que contam a história do imóvel.
Ao adotar essas estratégias, os corretores podem aumentar significativamente suas chances de sucesso no Instagram. Abnara aponta como estratégia o uso do funil de conteúdo, que possui três etapas, por que deixa a página do Instagram mais leve e fácil entendimento.
O primeiro ponto é lembrar que o Instagram é uma rede de relacionamento e venda é relacionamento, portanto, segundo Abnara não adianta só postar imóvel no instagram, que para isso é o objetivo do site. Então, na rede social é conexão, atração.
O topo é mais largo porque é para conteúdo mais leves, virais, que ensina, que motiva, que inspira e que entretém.
Segundo a mentora, ninguém entra no Instagram e fala: Vou comprar imóvel. Por isso, aqui é preciso trabalhar a atração, despertar a vontade no outro de comprar.
“Aqui no topo do funil, a gente trabalha muito curtida e compartilhamento.”
Nesta etapa é um conteúdo mais denso. É despertar o interesse, o desejo. Ou seja, é trabalhado o conteúdo que ensina, que simplifica, que gera conexão.
“No meio do funil é um conteúdo para salvar.”
De acordo com a palestrante, nesta etapa é no fundo do funil que trabalha a ação propriamente dita, que é a venda. Então é onde você posta o seu imóvel.
“E o fundo, aqui, são os comentários e o direct.”
Dessa maneira, quando você trabalha esses tipos de conteúdo, você trabalha audiência e mais engajamento. “Eu gosto bastante de trabalhar com autoridade. O melhor conteúdo para se patrocinar é o conteúdo onde está você. Você está procurando por imóveis? Agora você me encontrou. Sou a Natália Binara, sou corretora imobiliária. Patrocina. Por quê? Porque quem está procurando por um profissional já consegue te identificar por aí. E então quando você trabalha esse funil de conteúdo, você diversifica o conteúdo e você também trabalha o engajamento. Porque o Instagram é engajamento.”
As Chamadas para Ação (CTAs) são uma parte crucial da estratégia de marketing no Instagram para corretores imobiliários. Abnara ressalta a importância do alinhamento da comunicação e passa um exemplo de discurso maravilhoso para usar com os clientes:
.
“Olá, pessoal!
Oi, gente!
E aí, galera!”
O meu cliente não é a galera, meu cliente não é o pessoal.
Mil pessoas irão assistir o seu vídeo, mais uma de cada vez.
Então, a melhor comunicação é direta.
Então, por exemplo, né?
Hoje eu tô aqui e vou conhecer junto com você um imóvel aqui na Paulista.
Já me responde aqui, você gostaria de morar na Paulista?
Sim ou não?
Quero saber a sua opinião.
Usei o Você, alinhamento direto.
Chamei para interação, com o que eu faço, com o que a pessoa engaja ali comigo.
E ela quer ver mais os seus vídeos do que você chegar, já estou aqui na Paulista, vou visitar um imóvel lindo, eu tenho certeza que você vai gostar.
Então, pessoal, vem comigo!
Em um mundo digital altamente visual, a identidade visual desempenha um papel fundamental na forma como os profissionais, como corretores imobiliários, são percebidos online por seus futuros compradores.
Em suas palestras, Abnara sempre pergunta: Seu cliente vai entrar agora no seu Instagram, o que ele vai ver? Por isso, a palestrante e mentora defende um perfil com clareza, bem posicionado, com foto, arroba, mini bio, link e destaque.
“Deixe a casa arrumada, porque o primeiro contato que o cliente tem é ali com o feed.
E aí, que o cliente, ele vai entrar, ele vai olhar o seu e vai olhar o do seu colega.
E se o do seu colega estiver organizado, com uma boa identidade visual, uma foto bacana e clareza, você vai escolher quem? Porque isso já vai mostrar que tipo de profissional você é.”
Dalton Toledo vai além e completa que muitos vão às redes sociais para fazer pesquisas. “
Até uma pessoa que está ali mandando um currículo, a primeira coisa que a empresa olha hoje é as redes sociais daquela pessoa.”
Aproveite também e siga a Nathália Abnara no Instagram: @nathalia.abnara